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Organizando vidas

Em 2015 as irmãs Larissa e Bruna Cabral abriram a empresa Clarifier Organização de Ambientes (pronuncia-se ‘clarifiê’), com a ideia de organizar a vida dos outros. Larissa é psicóloga com experiência na área de educação no serviço público e como palestrante e professora em universidades particulares. Bruna está se graduando, também em Psicologia, já estagiou em hospital psiquiátrico e na área educacional, mas também já atuou como representante de marca de roupas e como modelo. Atualmente ambas são personal organizers certificadas, bastante atuantes na área. Somando o dom da organização mais a técnica que a formação profissional propicia, as duas já viraram experts em organizar a casa e a cabeça dos clientes, não necessariamente nessa ordem. Conheça um pouco do trabalho que elas fazem na entrevista abaixo!

Porque escolheram trabalhar organizando a “vida dos outros”?
Bruna: Os benefícios da organização profissional vão além de um ambiente ordenado e de dobras. Eles perpassam por benefícios no cotidiano das pessoas: melhoram o humor, diminuem o estresse causado pela desordem, ou seja, refletem na saúde mental das pessoas trazendo praticidade e qualidade de vida. Então nosso propósito é justamente este: prestar um serviço que seja transformador na vida das pessoas.

armario infantilQual a abrangência do trabalho que fazem? Vocês organizam uma casa inteira ou apenas determinados ambientes?
Larissa: O personal organizer é o profissional da organização, ou seja, é o profissional que organiza a vida das pessoas de modo geral. Pode ser organizando todos os cômodos residenciais, uma empresa (documentos, por exemplo), elaborando rotina doméstica e rotina escolar, realizando treinamento de funcionários domésticos, preparando enxoval do bebê até a chegada (baby planner), além de ministrar palestras e cursos. Com isso, em tudo que diz respeito à organização, estando qualificado, o personal organizer pode atuar.

Como descobriram esse talento?
L: Quando decidimos partir para o mundo do empreendedorismo não sabíamos da existência do personal organizer como profissão, apenas víamos em programas de canal fechado. Através de pesquisas e estudos tomamos conhecimento sobre a atuação e a partir de então percebemos que a organização estava presente em nossa vida. Cada uma com seu padrão de organização e em áreas específicas que se complementam.

Ser organizado requer técnica ou talento?
L: Ótima pergunta! (risos). Acreditamos que requer ambos os aspectos, um é complementar ao outro. Para quem tem talento é importantíssimo buscar o know-how, pois organizar vai muito além de dobras. E para quem tem a técnica é interessante buscar o conhecimento sobre outros aspectos que envolvem a organização.

Clarifier 2Como disciplinar o bagunceiro incorrigível?
B: Entendemos que a desordem pode ser oriunda de alguma questão psicológica. Então, pode ser importante que o cliente nesse perfil primeiro compreenda quais são as questões que o levaram para essa situação de desordem. E só a partir dessa aceitação poderemos realizar nosso trabalho, pois não adianta organizar a casa, a vida se ele não estiver disposto a manter a organização e fazer disto um hábito. Outro ponto interessante é a questão do respeito. Respeitamos cada perfil de cliente e seus limites. Jamais vamos impor um padrão de organização, pelo contrário, vamos adaptar as técnicas que possuímos ao perfil do nosso cliente. Desta forma, a organização profissional fará sentido na vida dele e a partir de então ele poderá entrar em um processo de mudança de comportamento até a organização vir a ser um hábito.

O que é preciso para manter uma casa sempre organizada?
L: Primeiro é interessante que os moradores da casa compreendam, de fato, os benefícios da organização profissional. Assim, qualquer ação fica mais fácil para manter a casa organizada. Como, por exemplo, alinhar algumas regras domésticas: “se você abriu, feche”, “se acender, apague”, “se ligar, desligue”, “se desarrumar, arrume”, “se sujar, limpe”. As regrinhas devem ser adequadas à realidade de cada um, mas caso tenham dificuldades basta nos chamar que além dos serviços citados também oferecemos consultoria.

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O mercado de personal organizers vem crescendo, a que vocês atribuem isso?
B: Atribuímos às necessidades que a vida moderna requer. Nos EUA a atuação é bem desenvolvida, aqui no Brasil ainda está em desenvolvimento. No entanto, com as recentes mudanças pelas quais o país vem passando, considerando inclusive a crise político-financeira, as pessoas começam a despertar um interesse por esse serviço. Estão buscando serviços personalizados, serviços que otimizem seu tempo, que facilitem e que resultem em praticidade na sua vida de maneira geral. Resumindo, todos querem ganhar tempo e não existe essa possibilidade em meio à desorganização.

Quem são seus clientes?
L: Atendemos a alguns perfis de clientes, desde aqueles que gostam de organização (que já têm o talento, mas não a técnica) até aqueles que não têm tempo para as questões domésticas e precisam desse suporte na sua vida. Referente à faixa etária, atendemos desde crianças até a terceira idade, cada um com suas especificidades. E um público que vem crescendo são os jovens solteiros e recém-casados, pela inexperiência nas questões domésticas e pelo imediatismo de ter a vida organizada e prática.

postagem hospede 1Existem pessoas que têm muita dificuldade em praticar o desapego, que até hoje guardam a caixinha de chicletes que o primeiro namorado deu há 20 anos! Que conselho vocês dão para essas pessoas?
L: Novamente a psicologia nos respalda nessas questões. Sabemos que aquela “caixinha de chicletes” não é uma simples caixinha. Então, somos cautelosas e jamais fazemos sessões de terapia com nossos clientes, mas temos um olhar diferenciado para essas questões. Com isso, nos momentos do descarte deixamos o cliente muito à vontade e respeitamos seus limites. De qualquer maneira, é interessante que as pessoas se questionem se aquele objeto ainda traz algum sentido para a vida dela, se ainda representa algo. A resposta sendo positiva mantenha consigo, mas caso seja negativa por que não descartá-lo?

Em que momento a pessoa deixa de ser um colecionador e passa a ser um acumulador?
B: A partir do momento que o hábito de “colecionar” atrapalha a sua vida e a das pessoas que estão ao seu redor.

Vimos que o setor de organização de ambientes já está bem estruturado, inclusive com realização de congressos. O que é discutido nesse tipo de evento?
L: Nosso setor está bem estruturado, mas ainda temos muito o que conquistar. Desde a valorização, pois muitos idealizam o personal organizer como um serviço de luxo, até seu registro na CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) e principalmente a regulamentação da profissão. Neste ano aconteceu o 3º Congresso de Personal Organizer aqui no Brasil e diversos encontros regionais. E nesses eventos discutimos questões sobre a regulamentação da profissão, sobre ética, trocamos experiências e ideias, encontramos colegas de todo o país e do exterior, com isso fazemos movimentos para fortalecer cada vez mais a categoria.

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Quais os 5 principais mandamentos para iniciar um processo de organização?
L: Você pontuou bem: processo de organização. Quando oferecemos nossos serviços pontuamos sobre essa questão. A organização é um processo, é uma mudança de comportamento para depois vir a se tornar um hábito. Alguns pontos são significativos nesse processo: o descarte, a categorização, a setorização, a organização em si e a manutenção.

Clarifier 1Agora deixem seus contatos!
B: Nós da Clarifier Organização de Ambientes buscamos sempre oferecer um serviço de excelência para os nossos clientes. Somos profissionais certificadas e estamos sempre nos atualizando e nos qualificando. Respeitamos cada perfil de cliente e, de fato, acreditamos no serviço que oferecemos, ou seja, nos benefícios da organização. Queremos fazer a diferença na vida das pessoas, deixá-las mais organizadas e com tempo para aproveitar os momentos bons da vida. Oferecemos organização de todos os ambientes domésticos (closets, cozinha, despensa, home office, brinquedoteca, depósito…), de documentos, elaboramos rotina doméstica e escolar, mudança, além de treinamentos e consultoria de organização e de compras.

Clarifier Organização de Ambientes
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